Anatomia e Fisiologia Cardíaca

Resultado de imagem para coracao
Que bela imagem não é mesmo?

  • O miocárdio forma um síncicio de muitas células musculares cardíacas, no qual as células estão interconectadas por gap junctions, onde quando uma delas é excitada, o potencial de ação se espalha para todas as outras.
  • O coração possui dois síncicios, o síncicio atrial e o síncicio ventricular que permite que os átrios se contraiam pouco antes da contração ventricular, o que é importante para a eficiência do bombeamento cardíaco.
  • Platô de Potencial de Ação faz a contração muscular durar até 15 vezes mais que as contrações observadas no músculo esquelético
  • No músculo cardíaco, o potencial de ação é originado pela abertura de canais de dois tipos:(1) os mesmos canais de sódio rápidos, tais como nos músculos esqueléticos, (2) um grupo completamente diferente de canais, os canais de cálcio lentos que também são referidos como canais cálcio-sódio
  • Após o início do potencial de ação, a permeabilidade da membrana celular miocárdica aos íons de potássio diminui aproximadamente, por cinco vezes, efeito que não ocorre nos músculos esqueléticos.
Ciclo Cardíaco
O ciclo cardíaco consiste no período de relaxamento, chamado diastole, durante o qual o coração se enche de sangue, seguido pelo período de contração chamado  sistole.

Função dos Átrios como Bomba de Escova
  • Cerca de 80% do sangue flui diretamente dos átrios para os ventrículos, mesmo antes da contração atrial.Então essa contração representa 20% adicionais para acabar de encher os ventrículos
  • Desse modo, os átrios funcionam simplesmente como bomba de escova, que melhora a eficácia do bombeamento ventricular por, no máximo 20% 
Enchimento dos Ventrículos
Durante a sístole ventricular, grandes quantidades de sangue se acumulam nos átrios direito e esquerdo, uma vez que as valvas atrioventriculares (AV) estão fechadas. Dessa maneira, assim que a sistole termina e as pressões ventriculares retornam aos baixos valores diastólicos, as pressões moderadamente altas que se desenvolveram nos átrios durante a sistole ventricular forçam, de imediato, as valvas AV a se abrirem, como mostrado pelo aumento do volume ventricular esquerdo. esse período é chamado de enchimento rápido ventricular. 

Anatomia

Valvas Atrioventriculares: Evitam o refluxo de sangue dos ventrículos para os átrios durante a sistole

Valvas semilunares: Impedem o refluxo da aorta e das artérias pulmonares para os ventrículos durante a diastole

Músculos Papilares: Contraem-se juntamente com as paredes dos ventrículos, puxam as extremidades das valvas em direção aos ventrículos , para evitar que as valvas sejam muito abauladas para trás, em direção aos átrios, durante a contração ventricular.
☺️☺️

Conceito de Pré Carga: é considerada como a pressão diastólica final quando o ventrículo esta cheio.
Pós carga: é a pressão na artéria á saída do ventrículo.(Pressão arterial contra a qual o ventrículo deve exercer a contração)

Variáveis Cardíacas
Volume Sistólico: Volume de sangue ejetado pelo ventrículo a cada sistole(70 ml)
Volume Diastólico: Volume de sangue que fica no ventrículo no final da diastole(110 ml)
Volume  Sistólico Final: Volume de sangue que permanece nos ventrículos ao final de uma sistole (50 a 60 ml)
Debito Cardíaco: Volume de sangue bombeado pelo ventrículo esquerdo (VE) em um minuto
Retorno Venoso: Volume de sangue que retorna ao AD em um minuto.
By: Guyton- Tratado de Fisiologia Médica


Comentários

Postagens mais visitadas