Doença renal cronica e patologias associadas 2
“Os rins têm total ligação com o aparelho cardiovascular. O sangue bombeado pelo coração precisa ser purificado nos rins. E pra o rim funcionar, ele precisa da circulação correta do sangue. Por isso, muitas vezes o paciente renal crônico também tem alterações cardíacas”, (Blog da Saúde-MS)
Como a doença renal crônica(DRC) esta ligada a insuficiência cardíaca-Fisiopatologicamente
Como a doença renal crônica(DRC) esta ligada a insuficiência cardíaca-Fisiopatologicamente
- No Ventrículo Esquerdo- Diminuição do debito cardíaco, sendo que 25% deste iria para o rim, mas com a diminuição não chega a quantidade que deveria para o rim, ocorre diminuição do aporte de nutrientes, ocasionado isquemia.
- Diminuição do débito cardíaco para a arteriola aferente, diminui a quantidade de sangue e substancias indesejáveis, essas substancias ficam retidas e ocorre a DRC.
- Teoria metabólica: Paciente com diabetes acumula glicose no sangue, no vaso sanguíneo existe bastante glicose e a enzima Aldose-Redutase e é normal, a glicose se encontra com a enzima se ligando na circulação sanguínea. Ocorre uma reação química e faz surgir o sorbitol, o sorbitol chega ao rim, porém o tecido renal não é resistente ao sorbitol, sendo tóxico e destruindo as células renais, ocorrendo morte dos néfrons.
- Teoria Vascular: o diabético tem dificuldade em utilizar a glicose para renovar o ADP em ATP. Porque a renovação ocorre na célula e a glicose está no sangue, se a célula não consegue utilizar a glicose ela utiliza gordura, através de lipolise se remove gordura do tecido adiposo e joga na corrente sanguínea e assim entra na célula, porém nem toda gordura entra na células, elas ficam aderidas no vaso sanguíneo gerando aterosclerose
Comentários
Postar um comentário