Pular para o conteúdo principal
Anatomia do Ombro
- O ombro representa a articulação do corpo com maior amplitude e consequente maior instabilidade, ja que nao tem boa coaptação, a glenoide só recobre 20 a 30% do úmero, ha pouco contato de uma superfície articular com a outra, gerando menos estabilidade comparada a outras articulações.
- Unindo o úmero à escápula surge a principal articulação do ombro, a chamada articulação glenoumeral cuja função é viabilizar a rotação e o movimento amplos como abdução e circundução.
- Além dessa, há também a articulação acromioclavicular, formada a partir da junção da escápula com a clavícula que permite a elevação do braço, e a articulação esternoclavicular pela junção da clavícula ao esterno.
- Os estabilizadores estáticos do ombro são: capsula articular, ligamento glenoumeral e o labrum glenoidal. Os ligamentos que circundam e unem os dois ossos (úmero e escápula) atuam como uma espécie de “vedação” da articulação.
- O labrum aumenta a superficie de contato e a congruência articular. Existe a pressão intraarticular negativa que também estabiliza o ombro.
- O manguito rotador é composto pelos tendões dos músculos subescapular, supraespinhal,infraespinhal e redondo menor, de forma que a fusão destes desenha um capuz que cobre a cabeça do úmero superiormente.
- A função principal do manguito rotador, além de participarem efetivamente na rotação interna (subescapular), abdução e rotação externa (supraespinhal) e abdução na horizontal e rotação externa (infraespinhal e redondo menor), é a de manter o úmero centralizado na cavidade glenoide durante algum movimento de elevação anterior.
- O m.biceps braquial quando se contrae promove a coaptação da cabeça do úmero na cavidade glenoide, pois o tendão da cabeca longa do biceps passa entre os tuberculos maior e menor do úmero.
- Entre a superfície do manguito rotador e o acrômio, o espaço é estreito e durante os movimentos e naturalmente ocorre um contato entre as estruturas. Para evitar este constante atrito, existe uma espécie de acolchoamento e lubrificação decorrente da presença de uma membrana em forma de bolsa conhecida como bursa – existente em várias partes do corpo. No ombro, as principais chamam-se bursa subacromial e subdeltóide.
Comentários
Postar um comentário